sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pedras de Bom Nome. Pertencem a Torroselo ou a Folhadosa?

Esta é mais outra daquelas curiosidades que perduram no tempo e difíceis de explicar pelo facto que nalguns documentos aparecem associadas a Torroselo e noutros aparecem associadas a Folhadosa.
Escreve-me o meu amigo A. Madeira a dizer que recebeu uma mensagem do nosso conterrâneo e amigo Zé Luís, que comentou no seu blog que "as Pedras do Bom Nome se situam em Torroselo e, não em Folhadosa. Eu também sempre assim o entendi. Por acaso encontrei na Comarca (12-9-1947), uma pequena notícia que, a fazer fé no correspondente, as Pedras do Bom Nome se situam na nossa freguesia.”
Ao texto anexa um recorte da Comarca de Arganil de 1947 onde se pode ler efectivamente que as Pedras de Bom Nome são pertença de Torroselo.
Entretanto, ao verificarmos a wikipédia, a enciclopédia livre, podemos ler que em Folhadosa se destacam as "Pedras do Bom Nome": Um excelente e espectacular miradouro sobre a Serra da Estrela, o "Santuário Nossa Senhora da Ribeira": Com um chão único construído por pequenas pedras agrupadas e o "Santuário Senhor do Calvário": Um reflexo da construção após as invasões francesas.
Em registos paroquiais podemos ler que ao nível de Património em Folhadosa podemos ver a Igreja Paroquial, que data de 1602, a Capela de Nossa Senhora da Ribeira de grande interesse arquitectónico, a Capela de Nosso Senhor do Calvário e a Casa de Repouso Nossa Senhora do Socorro. São ainda dignos de referência: As Pedras do Bom Nome: Um excelente miradouro sobre a Serra da Estrela e o Santuário Nossa Senhora da Ribeira: Com um chão único construído por pequenas pedras agrupadas.
Ao certo ficamos sem saber exactamente a que terra pertencem as Pedras de Bom Nome, no entanto irei tentar aprofundar o assunto.

2 comentários: