quarta-feira, 28 de maio de 2014

A reportagem que faltava

Clique aqui para ler a REPORTAGEM QUE FALTAVA SOBRE O ENCONTRO DE BLOGUES
Texto: José Pinto, autor do blogue cabecaweb.blogspot.com

Fantástico encontro de blogues em Torroselo, Folhadosa e Carragozela

O VIII encontro de blogues, da responsabilidade do amigo dr. Luis Silva, foi um êxito e superou as melhores expectativas! Grande planeamento! Excelente património cultural, social e gastronómico! Fantástico acolhimento da comunidade! Foi no passado sábado, dia 24 de Maio. O evento desdobrou-se pelas localidades de Torroselo, Carragozela e Folhadosa, com uma pequena caminhada para visitar as famosas Pedras do Bom Nome.
1. Torroselo

Às 9 horas da manhã, o grupo juntou-se em Torroselo, no terreiro da capela de Nª. Senhora de Fátima, o sítio mais elevado da povoação. Há ali um enorme pedestal encimado pela imagem da virgem Maria. Sobressai, também, nas alturas um depósito de água com um importante marco geodésico no topo!

Feitas as apresentações, o organizador definiu o programa e a ordem dos locais a visitar. Vai daí, logo nos surpreendeu com a ofertadum boné e uma simpática mochila de cor azul, verde ou vermelha (ao gosto do freguês), com legenda gravada alusiva ao Encontro.
A seguir, distribuiu um caderno explicativo da história e contexto dos locais a visitar, um marcador de leitura e um bloco para apontamentos, tudo com a legenda deste Encontro impressa. Perante isto, dispenso-me de comentar a restante logística de excelência, tiro-lhe o meu chapéu e vou ao essencial.

Após visitarmos a capela da senhora de Fátima, lá fomos todos de mochila às costas e boné na cabeça. Um espectáculo!
Passámos pelo monumento à Criança (o primeiro de Portugal) e seguimos até à sede da Banda Torroselense Estrela D'Alva onde decorriam trabalhos de ensaio com jovens músicos! Foi bonito de ver, àquela hora da manhã! Juventude com responsabilidade!
Depois de tomarmos um saboroso café no bar da colectividade, o nosso companheiro Tó Amaro deu três pancadas no bombo, com pompa e circunstância, assinalando a hora da saída! 

Seguimos pelo miolo da povoação, dialogando com as pessoas, observando o património imobiliário histórico, nomeadamente a junta de freguesia, a antiga farmácia, etc. Visitámos, também, a lindíssima igreja matriz da Senhora do Rosário e o espaço anexo onde se guardam os andores. Seguindo rua abaixo, tivemos a surpresa de encontrar uma loja de sapateiro tradicional, rudimentar, ainda em funcionamento. O artesão, sr Luis "Mineiro", não resistiu a mostrar a sua costela benfiquista e demonstrou ser um comunicador nato!

Câmara de Torroselo
Vimos algumas construções emblemáticas, como a "Casa da Queijeira", a antiga Câmara de Torroselo, e até passámos na "Rua da Cadeia".
Visitámos, depois, o Museu Rural e Etnográfico de Torroselo, instalado precisamente na antiga cadeia. Ali se guarda um espólio interessantíssimo, de cariz rural, essencialmente ligado às profissões de sapateiro, resineiro, barbeiro, agricultor e, também, à música. Tem alguns trajes antigos e, também, alguns adereços de arte sacra.
Fonte dos Mouros
Visitámos, depois, a lendária Fonte dos Mouros, onde se diz existir uma mourinha que está sempre moça fresca, sendo por isso que a água desta fonte é a mais fria da terra! 
Seguidamente, fomos até à popular capela de São Bento em cujo recinto se pratica o tradicional jogo do cântaro de barro na festa anual.
Finalmente, subimos a canada do lavadouro público, onde pudemos observar um interessante fontanário datado de 1897.

2. Carragosela

Sendo 12,30 horas, rumámos a Carragozela onde tivemos um almoço-convívio no restaurante das Casas do Terreiro. Excelente serviço! Iguarias da melhor cozinha tradicional!

As máquinas fotográficas puderam, finalmente, descansar.
3. Pedras do Bom Nome

Terminado o almoço, deixámos Carragosela e fomos ver as míticas Pedras do Bom Nome, situadas num monte sobranceiro ao Vale do Alva, com uma vista ímpar sobre o horizonte da Serra da Estrela.
São pedregulhos enormes, arredondados, com sulcos estrategicamente cavados para facultar a subida até à mesa do topo. Um deles tem uma aba enorme virada a nascente, permitindo a utilização da base como abrigo. Há uma passagem estreita entre dois rochedos, muito perfeita, permitindo o trânsito das pessoas. É hábito bater na parede dos pedregulhos com um calhau, durante a passagem, para ouvir um eco muito intenso, dando a sensação que o pedregulho é oco! É muito interessante! 

4. Folhadosa

Capela da Senhora da Ribeira
Finalmente, visitámos a capela da Senhora da Ribeira, no limite de Folhadosa. É famosa pelo chão artístico, único no país, em calçada de pedras lisas do rio. Há uma escadaria desde o recinto até ao ribeiro, onde se pode beber água bem fresca num fontanário!

Dirigimo-nos, depois, à quinta da Fundação Dr António Vieira onde tivemos a oportunidade de ver a famosa Charca em que se praticam torneios de pesca desportiva, devidamente autorizados. Fomos, depois, recebidos na instituição pelo senhor Presidente do Conselho de Administração, dr Tenreiro Patrocínio, que amavelmente se prestou a ser nosso guia numa visita às instalações e ao contacto com os utentes. Tivemos a oportunidade de ver um excelente serviço nos cuidados prestados. Também nos foi mostrada a Adega onde é fabricado o vinho da Fundação, classificado como vinho do Dão. Depois, o grupo foi obsequiado com um saboroso lanche. Deixo aqui uma palavra de agradecimento ao dr José Tenreiro Patrocínio pela disponibilidade e pela distinta amizade com que nos tratou. No fim, tirámos uma fotografia colectiva. (foto de Tó Amaro)
Depois das despedidas, fiz ainda um périplo individual pelas Alminhas de Folhadosa, tendo como guia o meu amigo senhor Cabral, de Torroselo, a quem agradeço a amabilidade.

Fica demonstrado, mais uma vez, que o concelho de Seia possui um património cultural e paisagístico riquíssimo. Está escondido. Urge sinalizá-lo! Estes encontros também valem por isso!

Foi nomeado o amigo Nuno Pinheiro para organizar, no próximo ano, a nona edição do Encontro de Blogues na Serra da Estrela. Ao dr Luis Silva dou os meus parabéns pela forma excepcional como organizou este Encontro, subindo a parada! Tenho a certeza de que o Nuno, em 2015, também não deixará os créditos por mãos alheias! Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário