quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Torroselo e as excursões da Páscoa nos anos 60/70

"Da Casa dos Senenses, importante agremiação regionalista que, na capital, defende os interesses do concelho de Seia e faz a aproximação da colónia, recebemos e muito agradecemos, o seguinte cativante ofício":
Começava asssim mais uma notícia referente ao nosso concelho de Seia que, A Comarca de Arganil em Dezembro de 1950, gostosamente publicava.
No mesmo ano, mas em Agosto, vamos encontrar a notícia da excurção que a Casa dos Senenses realizou a Seia por altura das Festas da Vila. O regresso a Lisboa fez-se por Torroselo, Vendas de Galizes, Barril, Coja, Arganil, Góis, Lousã, Castanheira de Pera, etc., "tendo reinado sempre a melhor harmonia e entusiasmo entre todos os excurssionistas".
Ao ler esta notícia com quase 63 anos, recordo com alguma nostalgia, as excursões dos anos 60/70 que os torroselenses realizavam pela Páscoa para assistir à festa de S. Bento. Essas excurssões eram organizadas por dois bons amigos e dedicados torroselenses: Luís Baptista, (Lisboa) e Manuel da Cruz (Manel Forneiro). Este último já não está entre nós e, embora não tenha nascido em Torroselo, amava a nossa terra. Conhecia toda a colónia torroselense em Lisboa, bem como onde moravam. Isso pode comprovar num ano em que fui mordomo com ele.

Por: A. Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário