sábado, 12 de janeiro de 2013

EDITORIAL de Janeiro - "Tudo o que sirva para nos fazer PENSAR TORROSELO é bem vindo"

“A Censura em Portugal foi um dos elementos condicionantes da cultura nacional, ao longo de quase toda a sua história. Desde cedo, o país foi sujeito a leis que limitavam a liberdade de expressão, primeiro, em resultado da influência da Igreja Católica, desde o tempo de D. Fernando, que terá oficiado ao Papa Gregório XI para que instituísse a Censura episcopal (ou censura do Ordinário da Diocese). O poder civil passou, mais tarde, a regulamentar também a publicação de textos escritos. Na memória dos portugueses está ainda presente a política do regime do Estado Novo que institucionalizou um estrito controlo dos meios de comunicação, recorrendo, para este efeito, à censura prévia dos periódicos e à apreensão sistemática de livros. De facto, cada regime político teve sempre o cuidado de legislar em relação à liberdade de imprensa - na maior parte dos casos, restringindo-a. Em cinco séculos de história da imprensa portuguesa, quatro foram dominados pela censura. No entanto, a censura entrou também em outros domínios, como no teatro (desde Gil Vicente), na rádio, na televisão e no cinema.
Ao longo da história portuguesa foram muitas as formas de perseguição a intelectuais: a prisão e a morte foram também frequentemente o castigo de quem ousava expressar aquilo que pensava, contrariando o discurso oficial do Estado.”

Actualmente a questão que se coloca é: Ainda há censura nalguns meios de comunicação social?
A resposta infelizmente tem de ser clara e inequívoca: SIM e cada vez mais.
Chegam-me cada vez mais informações de pessoas que escrevem para determinado jornal o qual prefiro não divulgar o nome que não veêm os seus artigos publicados. Trata-se de pessoas de bem, que sabem o que escrevem e o que dizem. Concordo que haja limitação de publicação de artigos ou textos injuriosos contra pessoas ou Instituições e mesmo assim tudo depende de uma avaliação, agora NÃO PUBLICAR NOTÍCIAS OU EVENTOS só porque não se gosta de determinadas pessoas isso não é jornalismo, isso não é democracia, isso não é liberdade, ISSO É CENSURA. Garanto-vos que aqui no site de Torroselo todos e quaisquer leitores que queiram anunciar ou divulgar as suas opiniões têm aqui um espaço seu. Tudo o que sirva para nos fazer PENSAR TORROSELO é bem vindo.

Luis Silva

2 comentários:

  1. Não gostaria de ver a minha terra mais dividida, por não-questões, que eventualmente possam ter origem na minha pessoa. Reconheço ter sido vitima desta censura, mas preocupa-me muito mais a censura vinda do poder económico que, por exemplo, impede um trabalhador fabril de expor a situação humanamente degradante em que trabalha, com poucas condições fisicas, de luminosidade e ambiente, em posições anatomicamente lesivas da sua saúde e com um vencimento o mais baixo legalmente possivel.É que se falar vai para o olho da rua, com uma indemnização, se a levar, baixissima, enquanto o patrã abre uma conta num qualquer paraiso fiscal, adquire mais um topo de gama da marca top do mercado, compra mais uma vivenda na praia ou uma quita de criação de coelhos algures onde os agricultores já não consigam viver por não conseguirem colocar os produtos que produzem para uma qualquer grande superfície, que paga pouco e tarde e suspende a recepção de mercadorias quando bem entende. Esta é a censura que nos devia preocupar, embora a outra tambem seja grave: mas para combater esta as alternativas são muitas, para combater a outra não se vislumbram nos tempos mais próximos, apesar do otimismo que nos querem impor os que a praticam e defendem.
    Já lutámos pela liberdade, quando estavamos privados dela: voltaremos a lutar se for necessário, com métodos e meios diferentes, pois diferentes são os tempos.
    Viva a liberdade
    Viva Torroselo
    Zé Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zé Luis agradeço a sua mensagem esclarecedora mas quero informá-lo que recebi mais informações de outras pessoas que vão no mesmo sentido que as suas,portanto confirma-se a existência de censura.

      Excluir