O Pe. José Bailão Pinheiro nasceu em Torrozelo em 13 de Dezembro de 1879. Estão aí as suas raízes que ele não enjeita: na agenda que nos deixou no meio dos seus papeis, em 9 de Fevereiro de 1944, regista: "Fui dizer Missa ao Torrozelo pelos meus defuntos".
Pode, no entanto, dizer-se sem exagero que Manteigas foi a sua terra adoptiva. Informações orais várias convergem num ponto: O Pe. José Bailão veio para Manteigas com muita tenra idade.
(...) De notar que o Pe. José Bailão é filho de emigrantes: o seu pai emigrou para o Brasil juntamente com familiares. (...) Parte da sua infância deve ter sido, no entanto passada em Manteigas.
Nos 50 anos do seu falecimento, - Novembro de 2002 -, um grupo de amigos prestou-lhe homenagem com sessão evocativa, apresentação do livro, abertura de exposição evocativa de uma vida , missa e romagem ao cemitério.
Fonte: Comissão Fabriqueira de S. Pedro, Manteigas - 2002
António Campos Mendes, mais conhecido por "Antoninho Bailão", pai do Dr. Paulo Lisboa Mendes, era seu parente próximo. Quando a luz foi inaugurada em Torroselo, o Pe. José Bailão fazia parte das individualidades presentes, bem como, o presidente da Câmara de Manteigas.
Por: A. Madeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário